Subscribe:

Labels

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Mito de Pandora


                     O mito de pandora é algo que me faz pensar bastante às vezes, em meio a todo o desespero sempre há a esperança, e este mito passa isso muito bem. Se o examinarmos por outros prismas poderemos ver um leque enorme de significados e referências que conseguem ser contidos em um mito de passagem tão pequena, mas de grande importância, que incorpora-se como uma parte da historia do Titã Prometeu.

                     O texto a seguir é de minha autoria e foi escrito a partir de uma infinidade de pesquisas sobre o mito da  Caixa de Pandora, menos a parte sobre o nome de Pandora que eu pesquei na wikipedia só para constar o significado do mesmo. rs
                     Existem varias variações do Mito de Pandora como também uma 'continuação' envolvendo Hades e o submundo, mas esta possível continuação eu postarei no blog futuramente após encontrar fontes coesas sobre esta variante do mito.

                     Pandora (do grego: Πανδώρα, "a que tudo dá", "a que possui tudo") foi a primeira e a mais bela mulher a existir. Sua criação foi idealizada por Zeus como uma forma de se vingar do Titã Prometeu por ter roubado os segredos do fogo e entregado aos homens, punindo assim tanto o ladrão do fogo como seus beneficiados. Zeus então ordenou a seu filho Hefesto que modelasse o corpo de Pandora em semelhança a beleza das Deusas imortais na argila e em seguida soprou nela a vida, sobre suas ordens ainda, os outros Deuses do Olimpo concederam um dom cada para a primeira de todas as mulheres mortais.
                     Ela foi então presenteada com diversos dons e qualidades como a beleza e o desejo indomável concedidos por Afrodite, as Graças deram a ela seus atributos, Atenas lhe deu inteligência e habilidade com a tecelagem, ensinaram-lhe a dança e o canto, deram-lhe a presunção, a influencia sobre o coração dos homens mortais e outros tantos dons. Mas Hermes, por sua vez, colocou no coração de Pandora a traição, a mentira, a imprudência, os ardis e a curiosidade.
                     Zeus então satisfeito com o resultado colocou a segunda parte de sua vingança em pratica, ofertou Pandora como um presente a Epimeteu, o irmão de Prometeu. Este havia sido avisado por seu irmão para que não aceitasse nenhum presente dos Deuses, pois temia a fúria deles pelo roubo do Fogo e que essa recaísse sobre seu irmão, mas Epimeteu ao ver Pandora se encantou de tal forma por sua beleza que se esqueceu de todos os alertas dados por Prometeu e tomou-a como sua esposa. Então o Deus do Olimpo deu uma caixa como presente de casamento a Epimeteu e alertou-o para que jamais a abrisse.
                     Mas, como Zeus já previra, o alerta sobre a caixa serviu para atiçar a curiosidade de Pandora. Dia após dia ela observava a caixa e ficava cada vez mais curiosa sobre o que esta continha em seu interior. Até que chegou o momento em que ela sucumbiu a curiosidade, aproveitando-se de um dia em que seu marido estava ausente, Pandora pegou a caixa e a abriu levemente para que pudesse espiar dentro dela, mas no momento em que levantou a tampa todo o conteúdo da caixa fugiu desta e estes eram as calamidades que assolariam a humanidade: os rancores, as doenças, a fome, a loucura, a tristeza, as dores e o desespero.
                     Pandora tentou imediatamente fechar a caixa quando viu as calamidades fugindo desta, mas por mais que tentasse a caixa não se fechava. No final todos os males fugiram, mas quando Pandora olhou para o interior da caixa ainda havia uma luz lá dentro, o atributo mais valioso do espirito humano: a Esperança.

                      Deste então esta caixa ficou conhecida como A Caixa de Pandora, a que leva todos os males e que no fundo ainda preserva a esperança. É interessante resaltar que muitos mitos de varias culturas se parecem muito com a historia de Pandora. A historia da Maçã do Éden na mitologia judaico-cristã, a lenda do Nascimento da Noite no flocore indígeno-brasileiro. Existe também uma lenda japonesa, se eu não me engano é japonesa e da qual não me recordo o nome no momento, e que a muito tempo eu ouvi e era sobre uma princesa e uma caixa que continha todos os males da humanidade e que, quando esta o abriu, ficou velha e doente e libertou todo seu conteúdo como Pandora o fizera.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...