Subscribe:

Labels

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Livro - A Verdade Sobre Bruxaria





                     Depois de um bom tempo enrolando e horários apertados no vai e vem da vida de uma estudante, finalmente eu consegui terminar, com uma demora absurda para uma leitura de menos de 80 páginas, o livro A Verdade Sobre Bruxaria de Scott Cunningham que me foi emprestado pelo meu caro amigo Rafael. Depois da sinopse do livro segue minha opinião.

                     "Bruxas têm sido vítimas de intolerância religiosa por séculos. Mesmo hoje, a bruxaria tem uma injusta reputação negativa entre os desinformados.
                     Este livro contará a você por que a propaganda e a deturpação das bruxas, pintadas como criaturas malignas e adoradoras de Satã, são completamente falsas, esclarecendo-o sobre as atuais crenças e práticas daqueles que se empenham em uma magia boa e popular e na religião da Bruxaria.
                     Você aprenderá a diferença entre a magia cerimonial, a magia popular e a magia religiosa. Também será esclarecido sobre a posição da Wicca como uma religião não-organizada e não-sectária; as reais razões de alguns wiccanos utilizarem ritual que incluem nudismo e sexo; e o significado da única regra dos wiccanos: "Faça o que quiser, desde que não fira ninguém".
                     A Bruxaria é enraizada na referência à Deusa e ao Deus através da natureza - mas muitas mentiras têm sido espalhadas para desacreditar esta religião de afirmação de vida de individualistas. A Verdade sobre Bruxaria desfaz os mitos - e então você mesmo poderá avaliar as crenças da Bruxaria por sua própria conta."

                      Este livro já havia sido indicado para mim por diversas vezes e por diversas pessoas diferentes como um ótimo livro para quem esta iniciando seus estudos na Arte e também para aqueles, interessados ou só curiosos, que queiram saber melhor o que é a Wicca. Levada pelas opiniões alheias quase cometi uma tremenda de uma burrada, entreguei o livro nas mãos da minha mãe para ela ler e entender melhor o que era a religião que eu sigo sem antes conferir o conteúdo! Por sorte ela enrolou para ler por andar atarefada com o emprego e eu pesquei o livro para ler nos intervalos entre as aulas. Mas sinceramente, eu fiquei decepcionada com boa parte do livro.
                     O livro de fato tem ótimas referencias para outros livros, mas isso em alguns pontos o empobrece, em passagens como na parte de instrumentos para leitura, herbalismo, conceitos dos elementais e outros. Ao invés de haver uma explicação, mesmo que superficial, do que se trata e os fins empregados tanto na bruxaria como na Wicca, o autor do livro simplesmente só coloca o nome de outro livro e o autor, muitas vezes livros de sua própria autoria! Dando a impressão de inicio A Verdade Sobre Bruxaria é um livro de propaganda dos outros livros do autor, não querendo dizer que não sejam bons os livros, pelo contrario. Mas senti mesmo falta de explicações em vários tópicos além dos dados de exemplo.
                     Outro ponto que me deixou meio ressabiada com o livro foi que o autor sempre se colocava de forma defensiva perante outras religiões cristãs e muitas vezes com um certo tom de ‘deboche’ muito bem disfarçado que só leitores mais analistas pegariam no ar o sentido. Senti falta de explicações mais especificas, fatores históricos e comparativos sobre os pontos em comum e diferenciais da Wicca com outras religiões, um pouco menos de ênfase na perseguição que os Wiccanos e Bruxos sofrem por parte da sociedade. Mas por qual motivo eu digo isto? Simples, voltando a questão da minha mãe, eu queria mostrar para ela minha religião de uma forma que fosse fácil de compreender, só discutindo não tem dado muito certo, pois sempre o assunto de ter cristo no coração e Cia por parte dela e ela começa a dar um sermão, não que ela queria me evangelizar, mas ela não consegue evitar de puxar a sardinha e isso tira minha base de conversa.
                     Como alguém que não tem nenhum conhecimento do que é a Wicca e tudo que ouviu falar dos caminhos da Arte foi dito pelas más línguas, se o livro tivesse uma ênfase mais explicativa com as bases, os motivos dos simbolismos e a parte histórica, esta pessoa com certeza levaria a coisa mais a serio e procuraria compreender. Agora, o livro que lhe joga para outros livros já especializados no assunto, não lhe da o B à Ba da coisa e ainda parece tão na defensiva, com certeza não será tão bem digerido pela mente do leitor leigo.
                     Scott Cunningham é um ótimo autor, não nego, mas muitas vezes ele é muito superficial e nesse livro foi até de mais. Indico-o sim como uma leitura para quem esta iniciando para esclarecimento resumido de alguns pontos e indicações de livros, é um livro que não é tão relevante para os estudos na minha opinião, mas que, pode acrescentar algumas coisas  sim.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...