Subscribe:

Labels

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Livro - As Brumas de Avalon



                     As Brumas de Avalon é com certeza um dos livros mais especiais que já li em minha vida, e olha que eu sou uma devoradora de livros, a história é muito envolvente, as personagens são tão palpáveis e bem desenvolvidas que você não se impressionaria se acaso desse de cara com Morgana nas ruas de Londinium (atual Londres) caso vivesse na mesma época que ela. Algumas pessoas talvez sintam dificuldades em ultrapassar o livro 1 quando chegam na parte do primeiro aparecimento de Guinevere, pois eu também travei e muito como em todas as partes que esta mulher aparece, sinceramente, desenvolvi uma antipatia latente a ela com muitos motivos que eu acredito que muita gente ira concordar após a leitura.
                     Uma curiosidade pessoal sobre este livro é que, quando eu era bem mais nova eu participava de um grupo de leitura na escola (viciados em livros anônimos kkkk) chamado Círculos de Leitura, a orientadora na época se chamava Mirel ,se eu bem me recordo, acredito eu hoje em dia que ela era uma bruxa. Algo nela naquela época que eu não sabia dizer o que me passava uma sensação estranha, algo que eu só fui muitos anos depois descobrir que era a presença de um iniciado na arte que se fazia ver, não é sempre que eu percebo a aura de alguém iniciado, mas tem pessoas que é impossível não reparar. Interessantemente ela toda reunião me indicava a leitura de As Brumas de Avalon, dizia-me que talvez na idade que eu estava eu não fosse entender bem, mas que aquele livro poderia ser uma porta para respostas e procuras futuras. Engraçado isso, eu se quer sabia que existia a Wicca naquela época.
                     Voltando ao assunto! Recomendo muito o livro para todos, sejam pagãos, wiccanos ou não-pagãos, uma grande referencia no livro é a celebre escritora Starhawk, que pessoalmente, ajudou no desenvolvimento do livro junto com informações preciosas sobre a tradição das fadas na qual o sacerdócio de Avalon nesta serie é baseado. Não tenho muito que falar sobre o livro, a sinopse que vem inclusa nele já é auto-explicativa o suficiente sem estragar o doce da coisa e dar spoilers.
                     “A Senhora da Magia, A grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon – a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas.
                     Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o parido, o que gera sérias consequências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristões, apesar de seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon.
                     Além da mãe de Artur, Igraine e Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotiza de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur.
                     Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada.
Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana.
                     Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas como Grã-Bretanha.
                     As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária – desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e fim da influência mítica por ele representada.
Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.”

                     Aconselho a compra da serie na Submarino, eles normalmente sempre estão com o box na promoção! Pelo menos foram as poucas vezes que eu vi ele com o preço normal de venda. (Agora, dia deste post, estão todos por 30 reais :x)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...