Subscribe:

Labels

terça-feira, 19 de março de 2013

Ovos Coloridos de Petisco - Ostara




                     Não sou uma grande fã de maionese, mas o visual desses ovos para servir de petisco em uma reunião na páscoa/Ostara é uma ideia bem legal, e também, acredito que da para fazer outras combinações de recheios para eles, como talvez, ricota temperada com ervas, ou requeijão. fica a gosto.
                     A ideia foi retirada do site Food Jimoto e a vi inicialmente na página Reciclagem, Jardinagem e Decoração.

Segue a Receita e o modo de fazer.

Ingredientes:
  • 10 Ovos (rende 20 petiscos)
  • Corante Alimentício (As cores que desejar)
  • Aproximadamente 1/2 xícara de maionese
  • Colorau (que é a tal da Paprika)


Obs: As quantidades utilizadas podem ser modificadas a vontade, só se ter cuidado com a quantidade de maionese.

Modo de preparo:

Etapa 1

                     Coloque os ovos em uma panela e os cubra com água, leve para o fogo e quando começara ferver conte 15 minutos. Retire do fogo e coloque a panela embaixo da torneira, resfrie os ovos com água corrente fria. Em seguida descasque os ovos com cuidado, mas só faça isso quando eles estiverem bem frios, pois assim diminui a chance da clara grudar na casca e arrancar pedaços do ovo cozido conforme descasca.
Etapa 2

                     Em seguida corte os ovos ao meio, se alguns deles rasgarem um pouco não tem problema, o recheio vai camuflar isso. (Se você for perfeccionista de mais, pode comer os rasgados e cozinhar outros para substituir rs). Retire as gemas e as coloque em uma tigela separada, reserve, serão usadas logo. Não ligue se algumas gemas estiverem mais escuras do lado de fora, isso acontece quando o ovo não é resfriado completamente logo após cozinhar, não vai fazer diferença no resultado final.
                     Agora vamos precisar dos corantes alimentícios  coloque os corantes em alguns recipientes de vidro e dilua em água, coloque uma colher de vinagre de maçã em cada recipiente de vidro/copo para ajudar a cor a fixar nas claras. A quantidade de corante vai depender de qual você comprou. Coloque as claras nos copos e deixe elas lá por alguns minutos.
                     Depois de alguns minutos retire as claras dos copos com a ajuda de uma colher e coloque elas para secarem sobre o papel toalha, repita o processo até finalizar todas as claras.

(obs: se após você colocar as claras adicionar mais corante ao copo, ela ficara com manchas da cor mais forte, fica um efeito bonito.)

Etapa 3

                     Pegue o recipiente no qual estão as gemas, você pode fazer isso enquanto as claras escorrem ou pegam cor, amasse as gemas com um garfo até ficarem esfareladas uniformemente, em seguida adicione a maionese com uma colher, metade da meia xícara, misture bem e depois adicione a outra metade da maionese, misture até ficar cremoso. Quem quiser pode adicionar salsinha fresca recém cortada, entre outros temperos a gosto como cebolinha, pimenta moída  pedaços de bacon, etc., já o sal não é tão necessário  pois a gema já é levemente salgada, mas isso é questão de gosto individual de cada um.

Etapa 4

                     Coloque as claras já escorridas e secas no prato que você pretende servi-las, agora é hora de preencher elas com a mistura de gema e maionese.Para isso você pode utilizar uma sacola de confeiteiro, para dar um efeito bonito e fazer um bom acabamento. Mas caso não tenha, uma colher deve servir, mas provavelmente não ira ficar tão bonito o acabamento.
(obs: sacola de confeiteiro você não mistura doces e salgados, tenha uma só para doces e uma só para salgados.)

                     Primeiro você vai colocar um pouco da mistura de gema nos ovos para fazer a base, depois que colocar em todos você coloca um pouco mais por cima, fazendo o acabamento. Para dar um acabamento mais bonito você pode colocar uma pitada de colorau em cima dos ovos e decorar o prato e os ovos com pedaços de folhas de tomilho ou salsa.
Agora é só servir e comer.

Abençoados sejam! :3


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...