Subscribe:

Labels

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Lenda de Kuan Yin


A Ultima encarnação da bodhisattva Kuan Yin se chamava Miao Shan. Ela era a terceira filha, de um Rei. As lendas contam que quando ela nasceu, a terra tremeu, pétalas de flores invadiram o quarto e uma doce fragrância se espalhou por todo o reino, oque foi interpretado, como um sinal de que havia nascido alguém Divino.

Infelizmente, de posse dessa informação, o Rei e a Rainha se tornaram gananciosos e assim que ela cresceu, tentaram arranjar-lhe casamento.

A Jovem Miao Shan, que possuía um coração muito bondoso e doce, se recusou a se casar com o pretendente que era muito rico e possuia muitas terras. Ela, desejava entrar para o monastério, e dedicar a sua vida aos trabalhos divinos. Depois do Rei insistir muito, ela concordou em se casar, desde que o rei respondesse a ela três perguntas.

"Poderá ele, aliviar o sofrimento daqueles que envelhecem?"
 O rei respondeu que não.

"Poderá ele, aliviar o sofrimento daqueles que adoecem?"
 O rei respondeu que não.

"Poderá ele, aliviar o sofrimento causado pela morte?"
E mais uma vez o rei respondeu que não.


O rei achando absurdas as perguntas da filha, perguntou se ela conhecia alguém que fosse capaz de tais façanhas, e ela apontou um médico, humilde que tratava a todos sem olhar quem fosse, dizendo que ele poderia aliviar o sofrimento de seu povo, e com ele, Ela se casaria.

O rei ficou furioso com a declaração da filha, e para ensinar-lhe uma lição, ele a mandou para o monastério como ela queria, mas antes mandou instrução aos monges que dessem a ela os trabalhos mais dificieis, e que ninguém a ajudasse para desencorajá-la. Com medo do Rei, os monges a mandavam carregar agua, rachar lenha e outros trabalhos pesados. Eles a mandaram construir um jardim no pátio do monastério cujo o chão era pedregoso de terra batida, e cuidar da cozinha. Miao Shan trabalhava arduamente sem reclamar. E seu espirito bondoso, acabou atraíndo os animais, que a ajudavam com suas tarefas. Logo, Miao Shan tinha criado um jardim lindo que começou a chamar a atenção dos viajantes, e que florescia mesmo no inverno.

Logo a fama da princesa que vivia no Monastério chegou aos ouvidos do rei, e este achando que os monges estavam ajudando Miao Shan, mandou colocar fogo no monastério.

Quando Miao Shan viu o fogo se espalhando, pegou um de seus prendedores de cabelo e furou a lingua, e dela verteu muito sangue com o qual ela apagou todo o fogo do monastério.*

O Rei ao tomar conhecimento do acontecido, ficou apavorado, e mandou matar Miao Shan. Quando o carrasco chegou, ela sorriu para ele, e disse que o perdoava pelo que ele iria fazer. Mais que isso, Miao Shan tomou pra ela, todo o karma da vida de carrasco que ele tinha, para que ele quando morresse, pudesse ir para o Tian*.

Mesmo assim, no momento em que o carrasco baixou o machado sobre Miao Shan, ele se partiu em centenas de pedaços. O mesmo aconteceu com a espada, e a foice. Até as flechas desviavam seu curso dela, não importava a distância. Desesperado, o carrasco se viu obrigado a tirar a vida de Miao Shan com as proprias mãos. E mesmo assim, ela o perdoou. E com todo o karma que ela tirou do carrasco, ela acabou descendo até o ultimo plano do Diyu*.

E lá, ela começou a tomar o karma de todos os assassinos que estavam lá, os liberando de toda a energia negativa, para que eles  pudessem deixar aquele plano, e voltar ao ciclo de reencarnação. Yanluo, com medo de ver seu reino destruido, temendo de que ela libertasse a todos do Diyu, a mandou de volta para o plano dos vivos.

De volta a Terra, ela começou a viajar como eremita, e pouco depois parou em uma caverna, na Montanha da Fragrancia, onde lá se dedicava a meditar e ajudar a quem precisasse.

Passaram-se muitos anos, e o Rei ficou muito doente. Sem conseguir comer ou dormir, os medicos ja desiludidos apenas esperavam pela morte de seu Rei. Foi quando um monge que viajava parou para ver o Rei. E este disse ao rei, que a doença dele tinha cura, mas seriam necessarios os olhos e os braços de alguém que não conhecesse o odio, e que esses fossem doados, sem o desejo de compensação ou reparação. O Rei logo perguntou se em algum lugar do mundo, haveria alguém que pudesse fazer isso por um estranho. Então o Monge contou que havia uma bodhisattva que morava numa caverna da Montanha da Fragrancia que o faria com prazer.

Sabendo disso, o rei mandou um mensageiro à bodhisattva que ao saber da história imediatamente arrancou seus olhos e mandou cortar seus braços para que o rei fosse curado. O mensageiro voltou o mais depressa que pôde e assim que chegou o monge preparou a cura para a doença do rei. Tão pouco o rei foi curado, o Monge sugeriu que este fosse visitar a bodhisattva, e agradecer seu sacrificio. E assim dizendo este desapareceu.

O Rei e a Rainha acreditaram que aquela fora uma intervenção divina, e decidiram ir agradecer a bodhisattva.

Qual não foi a sua surpresa ao encontrar Miao Shan na caverna, sem os olhos ou braços. Emocionados, os pais a abraçaram em lágrimas, e Buddha ouvindo o choro da rainha concedeu a Kuan Yin mil braços por seu sacrificio e assim ela desapareceu. O Rei e a Rainha construíram um templo no local onde ela foi vista pela ultima vez, e passaram a se dedicar ao auxilio dos outros assim como Kuan Yin lhe ensinara.

Depois disso Kuan Yin ascendeu nos planos karmicos, e agora se dedica a ajudar aqueles que sofrem e que têm fé. Em alguns textos ainda do Sutra Lotus, ela diz que não deixará a Terra, enquanto houver dor e sofrimento entre os que aqui vivem.


*Algumas variações dizem que ela apagou todo o fogo com as mãos nuas e não se queimou.
*Tian - O equivalente ao paraíso chinês.
*Diyu - Similar ao inferno dantesco de a Divina Comédia, o Inferno chines se divide em 10 niveis, onde o ultimo é reservado apenas para os piores assassinos.


- Creditos para Kallaya Moriat por ter ido atrás das fontes e montado o texto.

1 comentários:

Ewan disse...

Lindo. Uma grande lição sobre a vida realmente é e sobre o que devemos tirar dela. Porque até na nobreza material, podemos ter nobreza espiritual. Perfeito, parabéns. Uma das coisas mais bonitas que eu já li na minha vida.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...