Subscribe:

Labels

sábado, 14 de setembro de 2013

O Altar - Por Perséphone Moriat.


                     Certa noite navegando no facebook, me deparei com uma pergunta que já ouvi outras vezes…

“Estava aborrecida com a Deusa e por isso desmontei meu altar. Será que fiz mal?”

                     Como de costume, respondi como sempre respondo a qualquer um que me pergunte, SIM você fez mal. E logo surgiram varias resposta questionando o que eu havia dito e que a Deusa não Mora no altar e que os objetos são apenas tralhas, cuja a permanência exposta se deve apenas ao fato de você se sentir bem e se você não está bem com a sua fé, nada mais justo do que você desmontá-lo.

                     Quando li isso, pensei em fazer uma daquelas respostas enormes explicando por A+B o porque eu acredito que isso seja uma atitude errônea. Mas conhecendo o Facebook e seus filósofos, decidi silenciar para não dar a margem para mais uma daquelas longas, ofensivas e desnecessárias guerras de teclado, que vemos aos montes e não muda nada na vida de ninguém… Em vez disso decidi escrever, para quem quiser ler, e apenas quem quiser saber, a minha humilde opinião. E agradeço a minha amiga que me cedeu esse espaço no blog dela para postá-la.

Mas o quê exatamente é o Altar?


                     De acordo com o Guia Essencial da Bruxa Solitária de Scott Cunningham o Altar é composto com os seguintes itens:

  • A Vela da Deusa
  • A Vela do Deus
  • O Incensário
  • O Athame
  • O Calice
  • O Prato de oferendas
  • A Varinha/Bastão
  • O Caldeirão
  • O Pentagrama
                     Se você olhar para o meu altar agora, além de tudo isso sobre uma toalha bordada à mão você vai ver meu baralho Tarot, meu Oráculo da Deusa, meu pendulo, flores, um leque, minha máscara de Samhain e um sino.

                     Mas o que todos esses itens querem dizer? Porquê eles estão ali e quais são seus usos e histórias todo bruxo que se preza sabe recitar. O que eu quero abordar nessa noite, é o que vai além do conhecimento básico e superficial que todo bruxo recebe enlatado em livros simples, exatamente como este que usei de base. Por exemplo, o que exatamente significa o altar dentro da sua casa? A Resposta básica é:

O altar é o seu templo de adoração. Seu local sagrado, onde você saúda a Deusa e onde você converte a magia em realidade.

                     Mas eu acredito que o Altar é mais do que isso. Certa vez fui a uma palestra toda empolgada, que falava sobre armas mágicas. Fui atraída pelo nome quase fantasioso e me vi assistindo uma palestra feita por um Hermetismo onde ele apontava cada item do altar, como uma arma mágica. Onde o Athame, simboliza a antiga espada cerimonial. O Pentagrama, o escudo. o Calice, a Cura… Infelizmente tempo da palestra foi curto de mais para ele fazer uma analise completa. Mas isso me fez lembrar, dos meus primeiros passos como pagã, onde eu e quatro amigas estudávamos tudo o que pudéssemos por as mãos, e à uma referencia agora perdida na minha memoria e no tempo, que o Altar, possui a simbologia de tudo que existe no mundo, sejam os polos Feminino e Masculino, ou os elementos, o Altar simboliza o Mundo inteiro, e que ele está a sua frente e disposição, para temê-lo, respeitá-lo e aprender com ele. Suas nuances e particularidades, tudo pode ser relacionado a algo que está presente no seu altar.

                     Pensando desta forma, o seu Altar, não seria o Seu Mundo? Não sei se isso vale apenas para mim, mas o fato de refazer a montagem do altar, todo esbath, me traz uma sensação de frescor… Renovação eu diria… Renovar as energias que foram trabalhadas ali ao longo do mês, Saudar a Deusa, em sua face Mãe, linda, graciosa e amorosa, trazendo novas forças para o novo ciclo… Será que só eu sinto isso?

                     Dessas amigas que começaram a estudar a bruxaria comigo, uma delas tinha o péssimo habito de deixar o Altar dela juntando poeira, flores morrendo e etc… Ela vivia reclamando como a vida dela vivia bagunçada e estagnada… E curiosamente, toda vez que ela fazia um rito enorme, onde ela transferia todo o altar pra fora de casa, e rearrumava tudo, o feitiço funcionava e tudo corria bem… Até o próximo mês, onde ela celebrava dentro de casa, ao lado da mesinha onde ficava o altar no quarto dela… E essa estagnação recomeçava… Numa bola de neve (ou no caso poeira) até ela se estressar e fazer um mega rito novamente. Depois de observar isso, e sugerir um teste, surpreendentemente (será mesmo?) a vida cotidiana dela nunca mais estacionou...

                     Essa palestra me lembrou que o porquê o meu altar é tão importante pra mim. O Altar é sim uma parte importante na vida de um bruxo. Não, realmente a Deusa não mora exclusivamente nele. Mas a vida de um pagão, pode sim ser refletida e até analisada, com uma simples olhada em seu altar. O Altar é o Templo, onde você fala com a Mãe e o Pai. Mas o que seria o Altar numa visão dessas?

                     Por exemplo, a Toalha de altar. Qual é a função dela? Na minha visão a toalha, é a base, a Terra, o Planeta. Onde tudo vive e sobre o que tudo existe, nada vai abaixo dela. Eu bordei a minha, com meus símbolos, runas que caracterizam a vida que eu quero levar, com força e cores para me ajudar a trazer esse mundo aquilo que eu quero que a minha vida seja… Se o circulo que eu traço nos meus ritos é a união dos mundos, a toalha seria o portal que aponta o endereço certo, seja paz, força ou proteção, a toalha logo de cara, indica do que se trata o rito, em qual estação eu estou, que roda eu giro...
                     Se você me perguntar, se tem que confeccionar sua toalha à mão também, eu vou dizer que não. Você pode comprar qualquer tecido na 25, ou toalha pronta numa lojinha esotérica por aí já impressa com símbolos ou cores irisadas da forma que quiser e usar de pano de altar. Mas porquê a minha eu fiz à mão? É bem simples, este é o meu mundo, o meu plano de fundo… A base do mundo que eu quero viver… Se me perguntar, tem que ser bordada? Não, eu gosto de bordar. Eu gosto de fazer parte, de me envolver na criação daquilo que eu vou usar. Tem gente que não sabe bordar, e aí, como faz? Se você acha que fazer, por mais que os primeiros não fiquem tão bonitos, signifique mais pra você magicamente falando, então faça. Se pra você não faz diferença, compre. Com a limpeza e a energização adequada, fica tão bom quanto o feito a mão. O importante é ela desempenhar o papel dela, no seu Altar… Então qual é o fundo que você usa para o seu mundo?

                     Toda pedra, toda pena, cada objeto que você coloca no seu altar, tem um significado, e faz a diferença em algum aspecto na sua vida… Eu acredito sim, que o seu altar, é o espelho da vida de um bruxo… Se você não tem seu altar ainda, por motivos variados, tudo bem… A convivência com o ser humano é algo difícil, que deve ser levado a sério e não é só porquê você é bruxo você tem que armar seu altar no meio de uma família cristã. Se você quer respeito, dê o respeito que ele retornará a você. Mas se você tem um Altar… O seu Templo… O Seu local de adoração e reverencia a Mãe… Não o desmonte por raiva, mau gosto ou desespero… O seu Altar reflete a sua vida… E se você está ali, na frente dele, onde ele reflete quem você é e o que você está vivendo...Espelhe nele o que você quer que a sua vida seja… 

Perséphone Moriat.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...