Subscribe:

Labels

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Loki - O Astuto


                     Filho dos gigantes Faubarti e Laufey, foi irmão de criação de Odin, não pertence aos Aesir mesmo vivendo com eles. Com sua amante, a giganta Angrboda (Portadora do Sofrimento) teve três filhos, sendo estes Jormungand (a serpente de Midgard), o pavoroso lobo Fenrir e Hel (a Morte) e também outros dois filhos com sua esposa Sigyn, Vali e Navi.
                     Loki é o deus do fogo (e em algumas fontes também do Ar), das trapaças, dos ladrões, das travessuras e é ligado a magia, mas também pode ser considerado como o deus das transformações. Ele costuma ser descrito como sendo um homem bonito e jovem e tem o poder de metamorfosear-se no que ele quiser, seja homem, mulher ou animal (ele só não pode tomar a forma de aves e por isso recorre a Freya nesses momentos).
                     É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traição e desconfiança. Mas sendo o Deus mais complexo da mitologia nórdica, Loki abrange muito mais do que pontos negativos, ele é o confrontador dos deuses, o agente que dá dinamismo a quase todas as sagas dos deuses - às vezes, ele é o causador dos desastres, às vezes ele é o salvador, outras é quem causa os conflitos e depois age como diplomata, muitas vezes, o conselheiro. Loki é um deus imprevisível, ele mente descaradamente, mas também diz verdades absolutas, ele não segue regras ou padrões, a única lei que ele segue é a lei dele mesmo.
                     Mas todas as ações de Loki, maldosas ou não, convergem no final ao beneficio geral e dos deuses,o que deixa ainda mais em evidencia como ele é o deus das transformações, pois sem ele não haveria mudanças, nem retrocessos e nem crescimentos, tudo ficaria estagnado e sem Loki, não haveria o Ragnarok. Ele é influente em praticamente todas as lendas nórdicas e esta sempre presente.
                     As referências a Loki estão no Edda em verso, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais, no Edda em prosa e no Heimskringla, escrito no século XIII por Snorri Sturluson. Ele também aparece nos Poemas rúnicos, a poesia dos escaldos, e no folclore escandinavo e o compositor Richard Wagner apresentou o personagem com o nome germânico Loge em sua tetralogia de óperas Der Ring des Nibelungen. No Edda em verso, Loki aparece nos poemas Völuspá, Lokasenna, Þrymskviða, Reginsmál, Baldrs draumar e Hyndluljóð, seja apenas citado ou parte relevante do texto.

                     Futuramente colocarei sobre o Edda em Verso para complementar as informações sobre este Deus, já que o que temos aqui é apenas um resumo das suas caracteristicas principais, e não seu envolvimento na cultura nórdica em si. Uma versão do Þrymskviða já foi publicado aqui no blog sobre o nome de O Desaparecimento de Miollnir.

Nomes e títulos: Loptr, Lothur, O Astuto, O Embusteiro, O Viajante dos Céus.
Símbolos: O Cavalo e o Fogo
Oferendas: Bebidas como uísque, gin e hidromel, coisas que te alegrem/façam rir, coisas opostas ou que representem transformações, fogo.
Dia e mês: não tem
Estrela: Sirius

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...