Subscribe:

Labels

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Livro - Wicca para Todos


                     Aqui fica uma indicação de livro de distruibuição livre na internet, o autor é o brasileiro Claudiney Prieto, muito conhecido na comunidade pagã, e na minha opinião, um ótimo escritor. Os livros dele são o tipo que não podem faltar na estante! A resenha é direta do site pessoal do autor, como também o download e a biografia

                    "Wicca para Todos é um livro essencial para os que buscam os caminhos da Arte e desejam ampliar sua visão e conhecimentos sobre esse fascinante universo.
Idealizado primeiramente para os internautas, a obra é uma fonte de referência para todos que têm se encontrado perdidos em meio a tantas informações distorcidas, deturpadas e equivocadas sobre a Wicca que abundam atualmente na Internet.
                    Traz ainda um Compêndio de Reflexões que versa sobre os temas mais profundos e controversos da Wicca, destinado aos que buscam informações mais avançadas sobre os muitos aspectos das questões mistéricas da Bruxaria Moderna. A obra é um presente do autor para toda a comunidade Pagã brasileira.
"

O link para download  possui a possibilidade de leitura online do livro.

Site pessoal do escritor Claudiney Prieto

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sabbat Lammas



                     O Sabbat de Lammas, também conhecido como Lughnasadh (pronuncia-se “Lug-na-ssádh”) ou Festival da Colheita é comemorado no dia 2° de Fevereiro por aqueles que seguem a Roda Sul e no dia 1° de Agosto por aqueles que seguem a Roda Norte.
                     O nome Lughnasadh vem do Deus do Sol celta Lugh e significa “A Massa de Lugh” que faz uma referencia a todos os alimentos feitos a partir dos grãos da colheita, os celtas dedicavam este dia a Lugh e sua mãe. Neste dia comemora-se a primeira colheita do ano e grande parte das oferendas é constituída de pães e bolos, como também milho e outros grãos da época.
                     Lammas é uma época de renovação e agradecimento, neste dia agradecemos por todas as dádivas que recebemos dos Deuses, os antigos celebravam as colheitas fossem elas boas ou ruins e as oferendas eram para que a fertilidade da terra fosse mantida, mas em tempos atuais em que poucos são aqueles que vivem sua vida no arado e tiram seu sustento da terra e o cenário que vivenciamos é cada vez mais urbano, a colheita que celebramos é a colheita das vivencias, sejam elas boas ou ruins, celebramos a fartura, não só a da mesa, mas também a fartura em nossas vidas em vários aspectos.
                     Neste dia também é dedicar a renovação, nos desfazemos de amuletos e talismãs antigos queimando-os ou enterrando-os, simbolizando assim a partida do que esta velho e estagnado para da lugar ao novo.
                     Simbolizando também essa renovação durante a comemoração do Sabbat de Lammas, costuma-se assar uma massa de pão feita com os grãos da época na forma de um boneco.
                     Após assado e tendo esfriado e colocado no altar, durante a comemoração no momento em que o fogo for acesso costuma-se pegar o boneco de pão e, segurando-o, passar para ele todos os sentimentos, a lembrança de eventos passados e qualquer carga que você leve com você que queira renovar e se desprender para dar lugar a algo novo em sua vida. Após isso o boneco é queimado.
Este boneco não fui eu que fiz, sem câmera pra fotografar o meu x.x

                     Outro aspecto do Lammas na cultura Celta era que este dia também era o dia em que os compromissos eram renovados, os casamentos celtas eram diferentes do que são hoje em dia e ao final de cada roda o casal decidia se queria renovar o compromisso ou cada um seguiria seu próprio caminho.
                     Interessantemente algumas tradições do Lammas foram trazidas ao Brasil há muito tempo e em varias regiões ainda são muito praticadas popularmente, uma destas são a das bonecas feitas de palha de milho ou trigo que representavam os deuses e que eram considerados amuletos de proteção e que a chegada de cada Lammas as antigas bonecas eram queimadas e as novas levadas para casa, em Minas se tem o costume de na época das colheitas de milho separar alguns e deixar para secar, e depois, com eles confeccionar as conhecidas bonecas de sabugo e no ultimo dia do ano pendurá-lo atrás da porta da cozinha para atrair fartura.
                     Este costume mineiro eu já tinha ouvido falar por alguns amigos meus que moram em Ouro Preto e mais para o interior de Minas como também vi recentemente no blog A Casa do Mago, que sempre tem tanto conhecimento a nos passar.

                     Retirado da A Casa do Mago um ritual com a boneca de sabugo, que eu vi que é bem parecido com a do boneco de pão que eu costumo fazer.

Durante o sabbat, pegue a boneca com suas mãos, faça os seus pedidos, dê três voltas com ela ao redor do Círculo e ao final da terceira volta coloque-a dentro de seu caldeirão, salpique um pouco de açafrão sobre ela e ateie fogo enquanto diz.

“Eu agradeço o milagre da continuidade que vem até mim através das sementes que revelam a promessa do renascimento. Bendito seja o Senhor dos grãos”

Depois que a boneca queimar, consagrar a boneca nova com todos os elementos: sal (representando a terra) – passar pela fumaça do incenso (representando o ar) – passar pela chama da vela (representando o fogo) e aspergir água (representando a água) e dizer.

“Bendito seja a vida que cresce e se  multiplica 
Nós agradecemos a Deusa Mãe da Colheita e o Senhor dos Grãos 
Que assim seja e que assim se faça”

A confecção da Boneca de Milho esta no post separado.

Alguns dados a Mais...
Nomes alternativos: Lughnashad, Elembrios, Harvest Tide, Teltain, Lughnasa, Lunasa ou Laa Luas e Véspera de Agosto (pois no hemisfério Norte esse Sabbat ocorre no início de agosto).
Cores: marrom, laranja, vermelho, amarelo.
Ervas: peônia, flor de trevo, heliotrópio, verbena, murta, rosa, girassol, musgo irlandês, trigo, salga, centeio, aveia, cevada, arroz, alho, cebola, manjericão, menta, babosa, acácia, folha de maçã, folha de framboesa, folha de morango, folha de uva, azevinho, confrei, calêndula,
vinheiro, hera, avelã, espinheiro-preto, sabugueiro.
Símbolo: pães, grãos
Deuses: da colheita, fartura, grãos. O principal Deus cultuado neste Sabbat é Lugh
Cristais: citrino, peridoto e topázio
Alimentos: pães, nozes, e milho (sementes e cereais)
Bebida: vinho, chá de camomila
Frutas: melão, laranjas, bananas e abacaxi
Incenso: aloés, rosas e sândalos.

Como fazer a Boneca de Milho

Retirado do blog A Casa do Mago.

                     Eu sei... eu pego muita coisa de lá, mas fazer o que se o conteúdo que tem lá é uma referencia maravilhosa. rs
                     Mas indo ao faça você mesmo...

Creditos do tutorial para A Casa do Mago e Francy's


                     Como o ritual de Lammas celebra a Primeira Colheita, um dos costmes é a confecção da “Boneca do Milho”. Eu vou ensinar aqui hoje um modelinho bem simples que é feito a partir de lã e que eu encontrei aqui. O procedimento é bem simples e dá pra você usar o mesmo porcesso na hora de fazer com as palhas do milho.

Siga as seguintes etapas:



                     A Boneca do Milho é tradicionalmente feita a partir da palha do milho por representar a fartura. É costume queimar a boneca feita no ano anterior, representando assim o sacrificio do Deus  – logo em seguida se confecciona a nova Boneca do Milho que costuma-se colocar atrás da porta da cozinha para que nunca falte alimentos em sua casa…
                  Esse costume também faz parte da cultura das cidades do interior brasileiro há muitos anos…

De Maat a Moisés – O clube do M&M

"Artigo escrito por Nefersaaset (Andrei Cesar), colunista do site Antigos Caminhos, todos os direitos de autoria vão para ele e os creditos de fonte, onde peguei a materia, para o Antigos Caminhos."
> Materia Original

Ordem, justiça, leis. Maat e Moisés evocam exatamente isso dentro das religiões. Maat é a própria ordem cósmica,a verdade universal, a lei que rege homens e deuses. Moisés é aquele que dentro dos mitos cristãos trás as tábuas contendo os 10 mandamentos para que o homem tenha uma vida correta.

Aqueles que desrespeitam as leis de Maat podem ter sua alma condenada, pois não é digno da presença dos Deuses. Aqueles que não seguem os mandamentos de Moisés é um pecador,e dessa forma indigno do reino dos céus e da presença do Deus Pai.

No final das contas, o clube do M&M busca garantir que aqueles que seguem suas leis, tenham o perdão divino e possam conviver uma vida eterna prazerosa. O sacrifício de seguir uma vida justa com certeza valerá a pena.

O fato é que dentro desse clube, Maat chegou na frente, e o que Moisés fez foi resumir as leis já feitas pela nossa amiga.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Presente de cada Dia



                     Há algumas semanas atrás eu viajei rapidamente para Sorocaba para participar dos Trabalhos de Cura do Seareiros da Boa Vontade, um centro espírita fundado por um antigo amigo da família chamado Paulo e que é médium.  Já ouvi questionamentos de alguns conhecidos pagãos e amigos próximos que não o são do por que eu ir em um centro espírita cristão fazer um trabalho de cura.
                     O caso é, posso não seguir a doutrina deles, mas o trabalho de Cura espiritual deles é sério e verdadeiro, acredito que qualquer um que tenha uma visão mais desenvolvida e sensibilidade energética é capaz de perceber o quão verdadeiro é o trabalho que eles fazem lá. O espiritismo com a visão de Kardec  não é meu caminho, eu o estudei por anos e a fundo como tantas outras religiões e ainda estudo, pois acredito que o conhecimento é o inimigo do preconceito e ignorância, e para respeitar o caminho deles eu procuro saber o que é este caminho, pois quanto preconceito não seria eliminado se os outros também se preocupassem em conhecer o mínimo sobre a Wicca?
                     Mas a questão deste meu breve devaneio não são indagações sobre os caminhos que os Deuses nos deixam para escolhermos, isso fica para outro dia. =)
                     A viagem até Sorocity foi interessante, Chuva e Sol, havia uma raposa se casando como diz meu namorado, e para deixar ainda mais lindo o efeito dos campos abertos sem um só prédio ou construção a perder de vista, graças à dona chuva e o pai Sol (ou mãe se formos por Amateratsu) não tardou par aparecer um enorme arco-íris no horizonte que durou horas a fio. Bons presságios, não?
                     Mas algo tão lindo me deu uma pontada de melancolia, quantos horizontes tão ricamente decorados pela Mãe eu poderei ver? Não posso negar que minha saúde me deixa triste, não tenho medo de morrer, quando for minha hora de voltar para os braços D’Ela eu irei, mas me sinto triste por às vezes achar que o tempo é curto de mais e ver que não consigo aproveitá-lo ao máximo a maior parte das vezes.
                     Mas não devo dar lugar a pensamentos tristes, os presentes D’Ela são tantos e tão belos. Sinto cada dia como um presente divino, seja uma manhã ensolarada ou um dia nublado e chuvoso, cada um belo a sua maneira e carregado de energia, agradeço todos estes dias de existência, como também os problemas e conquistas que vem agregados, agradeço a oportunidade que Ela me deu de, por mais uma existência, ver o sorriso dele e poder estar próxima desta pessoinha teimosa que eu amo tanto.  As vezes me pego perdida em uma sensação de nostalgia só de olhar para o céu ou ver uma florzinha silvestre na escadaria da escola, motivos para sorrir e ser feliz não faltam, é só saber jogar o Jogo do Feliz. :D



Meu preceito Diário

 Eu me levanto hoje novamente
Com a força que me deste Mãe
Pela luz do Sol que me aquece
E o brilho da Lua que me guia
O sopro de tua vida que há em mim
E a chama de meu ser que não se apaga
Mantendo-me firme ao chão
Como os ossos desta terra que em pedra são
E mergulhando nas profundezas de seus mistérios
Em busca de mim mesma em tua face
Que assim seja e assim se faça!
E que eu não fraqueje neste dia abençoado
Nem desvie de teus caminhos
Perfeito amor e perfeita confiança
Abençoado seja o Hoje e o Amanha.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...